Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Cidades Jogo aberto

Movimento no xadrez político de Vila Velha: Borgo avalia novo partido e PSB busca viabilidade

Como fica o PSB?

11/03/2024 12h45 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Movimento no xadrez político de Vila Velha: Borgo avalia novo partido e PSB busca viabilidade

Com as eleições de 2024 se aproximando, o tabuleiro político de Vila Velha está em ebulição e começa a se formar um cenário político com teor de polarização. A possível filiação do pré-candidato Cel Alexandre Ramalho ao Partido Liberal (PL), liderado por Jair Bolsonaro, pode gerar um efeito dominó no município Canela Verde. Uma das peças que pode ser movimentada é o atual prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. Segundo apuração realizada neste final de semana, seus apoiadores já avaliam a sua saída do Podemos e filiação ao Partido Progressista (PP), presidido no Espírito Santo pelo deputado federal Da Vitória e que conta com o bolsonarista Evair de Mello em suas fileiras. Inclusive, as ligações telefônicas entre eles se intensificaram nos últimos dias. 

A mudança de Borgo teria como objetivos, ampliar sua visibilidade política e agregar um grupo político de direita para diminuir o engajamento de Cel Ramalho em Vila Velha. No entanto, a decisão ainda está em discussão e não será oficializada por enquanto. Isso para preservar as posições e acordos com outras legendas, como o Republicanos e o PSB do governador Renato Casagrande, cuja participação em Vila Velha ainda está indefinida.

Vila Velha é um dos municípios capixabas com maior concentração de votos bolsonaristas. Nas eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro obteve 60,92% dos votos na cidade, contra 39,08% de Lula. O PL, nesse sentido, tem uma vantagem: além de ter um eleitorado fiel, apresentará um pré-candidato alinhado ideologicamente com o partido, no caso o Cel Alexandre Ramalho - militar da reserva busca uma agenda com alinhamento centro-direita. Recentemente, promoveu nas redes sociais, narrativas de apoio ao ex-presidente Bolsonaro. Uma manobra clássica com aceno político para entrar no campo de gravidade bolsonarista.  Isto, agradou o eleitorado da direta e atraiu atenções das lideranças do partido, como o Senador Magno Malta (PL). 

E o PSB, como fica? Quais as articulações do partido diante desse cenário polarizado em Vila Velha?  O PSB reconhece o esforço em atuar nos 78 municípios do estado, contudo enfrenta desafios em alguns deles. A região metropolitana é o foco para a legenda. Uma possível aliança com o PP em Vila Velha pode ser uma solução coesa? É importante ressaltar que, em 2022, o PSB alcançou 135.974 votos (51,93% do total da cidade) para o então candidato ao governo, Renato Casagrande. Na atual conjuntura, a intenção de voto é uma dinâmica diária e esses números não podem ser descartados. 

Caso, o PL confirme oficialmente a filiação do novo integrante é crucial o posicionamento das demais lideranças políticas no município.

Na última semana, o ex-prefeito Max Filho comunicou que não estaria mais apresentando seu nome como pré-candidato. Outras lideranças locais, atuam, ainda nos bastidores, aguardando a real configuração deste pleito.  Mas, "sabemos que vai ser uma polarização, precisamos saber de fato que caminha com quem para nosso grupo também decidir. Hoje, está dando PL com este formato. Então, vamos ver o que Arnaldinho vai fazer e ai, vamos avaliar ", comenta uma liderança local. 

Portanto, o futuro político de Vila Velha está em aberto, com diversas peças em movimento. A filiação de Cel Ramalho ao PL pode ser o gatilho para uma série de mudanças no cenário local. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 01h40
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 23°

22° Sensação
1.54 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 19° Máx. 23°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 20° Máx. 26°

Tempo limpo
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias