Na noite desta quarta-feira (28), o deputado capixaba Lucínio Castelo de Assumção (PL), conhecido como Capitão Assumção, foi alvo de uma operação da Polícia Federal no Espírito Santo.
As primeiras informações indicam que o deputado foi detido em Vitória por agentes da PF em cumprimento a uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo as informações iniciais, o parlamentar do ES teria sido conduzido à sede da Superintendência da PF em Vila Velha para prestar esclarecimentos e após foi encaminhado ao Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia MIlitar em Maruípe. A suspeita é de que ele esteja descumprindo uma medida do STF de dezembro de 2022, quando Assumção foi alvo de operação por ataques aos ministros da Corte. A prisão é preventiva, por tempo indeterminado.
Em nota, o presidente estadual do PL, senador Magno Malta, informou que Assumção foi detido enquanto estava na igreja. Nas redes sociais, Malta criticou a prisão. "Um deputado estadual que tem foro, residência fixa, é muito estranho. O nosso estado democrático está violado", disse em um vídeo.
A operação ainda está em andamento e mais informações devem ser divulgadas em breve.
Mín. 20° Máx. 22°
Mín. 18° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado