Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Política Planalto evita crise

Lula recebe liderança do PP e acordo é discutido

Presidente da Câmara, Arthur Lira demonstra insatisfação

09/02/2024 17h17 Atualizada há 5 meses
Por: Redação
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
 O presidente Lula recebeu no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta manhã, o deputado Arthur Lira (PP/AL). O encontro teve como prioridade reduzir uma tensão política e minimizar a carga de mensagens contrárias entre o governo e o Congresso. Principalmente, no campo de narrativas divergentes. Para lembrar, diante dos parlamentares, no retorno dos trabalhos legislativos, Lira não escondeu publicamente o descontentamento com o governo em relação ao controle do orçamento, por meio do envio das emendas parlamentares. Além de perceber também uma nítida abertura política com mais proximidade com o presidente nacional do Partido Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP) -  o parlamentar teve seu nome indicado como pré-candidato à sucessão de Arthur Lira (PP/AL) que é o atual presidente da Casa. 
 
Após, este encontro de hoje, Lira e o próprio Lula, firmaram um pacto de convivência. Assim, confirmam deputados aliados ao presidente da Câmara. O Planalto tem avaliado o fortalecimento de uma situação desconfortável com a posição de Lira nas últimas declarações públicas, até mesmo, sua ausência foi notada, na abertura do ano no Supremo Tribunal Federal (STF) quanto na posse do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. 
 
Capixaba que é a principal liderança do Republicanos em São Paulo recebe aceno de Lula
 
As intenções de Lula são analisadas pelos partidos de oposição. Nas últimas semanas, as agendas do presidente buscam firmar uma posição mais agressiva em defesa da área política do governo, evidentemente, nas principais cidades do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para tanto, convidou recentemente o deputado republicano para participar da comitiva presidencial durante uma viagem para São Paulo. No avião, além de Marcos Pereira (Republicanos/SP) estava também o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. As declarações públicas de Lira tem incomodado o ministro do governo Lula.   
 
Esta semana foi organizado em Brasília um jantar pelo líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta que contou com a participação dos deputados Marcos Pereira,  Antônio Brito (PSD-BA) e  Elmar Nascimento (União-BA), O assunto, segundo  interlocutores, seria as atuais conjunturas políticas na Câmara Federal.  
 
O deputado Marcos Pereira que é capixaba, nasceu no município de Linhares e está no comando da sigla de centro-direita a nível nacional. No Espírito Santo, o partido inicia conversas com políticos e diversos setores na intenção de criar nomes competitivos, já, para esta eleição. O presidente da executiva estadual, Erick Musso (Republicanos) esteve esta semana participando de uma reunião com o ex-secretário de segurança pública, Alexandre Ramalho. O militar ainda não definiu seu futuro político, porém, interlocutores apontam a participação dele na disputa em Vila Velha. Contudo, Ramalho ainda é filiado ao Podemos, o mesmo partido do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.   
 
Cresce possibilidades para alteração do quadro pré-eleitoral no ES
 
Porém, não é descartada a hipótese de que Ramalho possa assumir uma vaga na Câmara Federal. O deputado federal, Gilson Daniel (Podemos) é cogitado a aceitar um possível convite do governador Renato Casagrande (PSB) para participar da equipe do governo este ano.  Neste cenário, o próprio governador, evitaria uma questão pontual, pois Arnaldinho Borgo foi um dos prefeitos que atuou no campo político em Vila Velha para que Casagrande estivesse novamente no cargo de governador do ES. Um dos pontos avaliados pelo Palácio Anchieta como vantagem para o atual prefeito é o seu potencial eleitoral. Em 2020, no final da apuração, ele teve 69,03% dos votos (138.741). O candidato derrotou foi Max Filho que teve 30,97%. Apesar do atual cenário ser outro, "é considerado um nome com boas possiblidades" afirma um dos seus interlocutores. 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 22h25
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
3.58 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias