O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (natural de Linhares) está ganhando as atenções políticas do presidente Lula. As aproximações entre o deputado federal, Marcos Pereira (SP) e o presidente são analisadas no aspecto político, em Brasília, como um posicionamento do petista na intenção para atrair, de fato, o líder nacional da sigla, numa composição visando as relações com a Câmara Federal. Marcos Pereira teve seu nome indicado como pré-candidato à sucessão de Arthur Lira (PP/AL) que é o atual presidente da Casa. Porém, nas últimas semanas, Lira mantém pressão e acena com temas divergentes em relação ao Governo, resultando num descontentamento do Planalto e criando rumores, entre os parlamentares, para uma ambiente de oposição dentro do Congresso.
De acordo com o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, a posição do partido no ES diante das relações da sigla a nível nacional, com o governo do PT, é tratada com respeito. "Eu respeito as tratativas da nacional, mas estou focado na construção do partido no Espírito Santo. Inclusive, depois do carnaval estaremos realizando várias visitas aos municípios capixabas. Inicialmente, serão 10 cidades que vamos visitar com a participação da executiva estadual. Já adianto que vamos começar por Linhares ", comentou. Enfatizou também que no Espírito Santo o partido não terá nenhuma aliança com o PT.
Conjuntura Nacional
As intenções de Lula são analisadas pelos partidos de oposição. Nas últimas semanas as agendas do presidente buscam firmar uma posição mais agressiva em defesa da área política do governo, evidentemente, nas principais cidades do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para tanto, convidou recentemente o deputado republicano para participar da comitiva presidencial durante uma viagem para São Paulo. No avião, além de Marcos Pereira (Republicanos/SP) estava também o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. As declarações públicas de Lira tem incomodado o ministro do governo Lula.
Esta semana foi organizado em Brasília um jantar pelo líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta que contou com a participação dos deputados Marcos Pereira, Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), O assunto, segundo interlocutores, seria as atuais conjunturas políticas na Câmara Federal.