Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Brasil Lula e seus efeitos

Levantamento da CNT aponta que 33,5% dos entrevistados disseram que têm mais chance de votar em candidatos apoiados pelo presidente Lula

Segurança, economia e saúde são áreas delicadas

23/01/2024 13h45 Atualizada há 6 meses
Por: Redação Fonte: Aluísio Rocha
(crédito: Ricardo Stuckert / PR)
(crédito: Ricardo Stuckert / PR)

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou neste terça-feira (23) uma pesquisa sobre o governo Lula (PT). No levantamento, o presidente petista é aprovado por 55,2% dos entrevistados. Um dos pontos que deve atrair atenção dos partidos no ES é referente a possibilidade de Lula influenciar o eleitor capixaba nas próximas eleições. Para isto, os números apontam que 33,5% dos entrevistados disseram que têm mais chance de votar em candidatos que sejam apoiados pelo presidente Lula. Isto, siginifica que o próprio Lula deve avaliar cada candidato na eleição deste ano e apontar caminhos mais seguros no processo pré-eleitoral

Em contato com setores do PT, nesta manhã pelo telefone, seus  interlocutores garantiram "que é fato, que todos avaliam que Lula vai atuar no campo de apoio no Espírito Santo, visando ter candidatos que apoiam o projeto do PT. Porém, serão feitos cálculos com grande avaliação política. Teremos orientações de Brasília, pois sabemos que é uma eleição importante aqui" garantiu uma fonte do partido.

Na apuração, ficou evidente que tudo pode acontecer, até mesmo, uma composição mais ajustada dentro do ganho eleitoral em cada município capixaba. Para tanto, é analisado os indicadores de rejeição de Lula, que neste caso, na região Sudeste chega a 33%.  Em Vitória, o deputado estadual, João Coser (PT) é o pré-candidato do partido. E hoje, é está sendo esperado pelo PDT e seus corregionários a filiação do ex-deputado Sérgio Majeski. Já, dentro de outros siglas como o PSB a inclinação é atuar fortemente em diversos municípios, principalmente com a participação do governador Renato Casagrande. O atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pasolini (Republicanos) que caminha na construção do processo reeleição, tem sua agenda mais intensa. São visitas em obras, parques públicos e encontros com lideranças da Capital.  

Comparação com o governo Bolsonaro

Na comparação com o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL), 57,9% dos entrevistados afirmaram que o governo Lula está melhor. Já cerca de 28,6% dizem que o atual governo petista está pior. E 22% acreditam que está igual, os demais (1,5%) não souberam avaliar.  O presidente Lula tem índice de reprovação de 39,6%. Outros 5,2% não souberam responder.

De acordo e acordo com a pesquisa, as áreas da economia (21,4%) e da educação (17,2%) estão com o melhor desempenho até o momento. A segurança (27,4%), economia (25,4%), saúde (22,4%) e combate a corrupção (21%) têm o pior desempenho.

Situação em cada região do Brasil

A Região Nordeste concentra as melhores avaliações para o governo (61%), seguido pelo Centro-Oeste/Norte (39%). O Sul, Sudeste e Centro-Oeste/Norte têm os maiores índices de reprovação, respectivamente 35%, 33% e 33%.

Mas, cerca 33,3% consideram a situação indiferente, ou seja, não altera a intenção do voto. Outros 15,7% votariam em candidatos apoiados ou apoiadores de Bolsonaro, enquanto 11% preferem votar naqueles que são contra Lula e Bolsonaro.

No recorte de nível de instrução e socioeconômico, pessoas com apenas ensino fundamental aprovam mais a atuação do governo (57%), assim como, aqueles que recebem até dois salários mínimos (51%).

Por outro lado, a taxa de reprovação do governo está concentrada entre pessoas com ensino médio (31%) e superior (37%), bem como aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos (39%)


Os resultados da 160ª Pesquisa CNT de Opinião mostram a avaliação do primeiro ano do governo e o desempenho do presidente Lula. Ao todo foram 2.002 entrevistas, realizadas pelo Instituto MDA, de 18 a 21 de janeiro

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 22h25
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
3.58 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias