A intenção dos partidos é iniciar o ano com o máximo de articulações possíveis com foco em manter uma musculatura política que possibilite agregar forças na disputa em 2024. Neste caso, o diretório municipal do PL iniciou uma série de ações e agendas nos bairros de Vitória com a participação do pré-candidato do partido, o deputado estadual Capitão Lucinio Castelo de Assumção. Segundo seus interlocutores, a ideia é reforçar o posicionamento do pré-candidato até mesmo para apresentar aos moradores da Capital uma alternativa. No cálculo destes interlocutores há espaço para maior visibilidade do pré-candidato.
Segundo eles, os votos que foram direcionados ao então candidato Bolsonaro no 2º turno em 2022 pode colaborar. "Não podemos esquecer que temos que trabalhar na ótica que Vitória optou em Bolsonaro. Isto, é uma realidade que vamos e pretendemos manter com a pré-candidatura do Capitão Assumção" comentou um dos interlocutores.
Lembrando que nessa eleição o candidato do PL (Bolsonaro) obteve em Vitória o percentual de 54,70% (115.293) contra 45,30% de Lula que somou 95.478 votos. Dentro da análise política é necessário destacar que o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) também flutua neste perfil de eleitorado. No mercado político é aparente que o republicano atua dentro de uma linha conservadora e está mantendo sua posição. É, isto, é avaliado pelos dirigentes do PL em Vitória. Assumção é membro da Igreja Maranata do bairro Jardim Camburi, um reduto eleitoral que é classificado como estratégico pelos Republicanos. De certo, o PL municipal já prepara um levantamento estatístico com a presença do nome de seu pré-candidato para avaliar a possibilidade de um crescimento além dos últimos dados divulgados pelas instituições de pesquisa. Este levantamento será realizado no próximo mês.
Fechando o cerco no campo conservador
Mesmo com essa manifestação e disputa no campo político (conservador), o PL municipal mantém um comportamento silencioso nos bastidores. Inclusive, recebendo lideranças de Vitória e nomes indicados pelas siglas partidárias para um futura composição. Estas reuniões acontecem num ambiente de estudos e cálculos, principalmente com os possíveis pré-candidatos à Câmara Municipal. O fato é que Assumção busca alcançar um percentual maior nas pesquisas, inibindo assim, um crescimento potencial de Pazolini. Tanto, que recentemente o pré-candidato do PL participou de encontros com lideranças de Vitória e já busca uma reunião com outras siglas, uma delas é o PSD.
Mín. 20° Máx. 24°
Mín. 19° Máx. 24°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado