Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Cidades Praias

Restinga da praia de Camburi recebe trabalho de recuperação

Bioma de mata atlântica

04/01/2024 16h20 Atualizada há 6 meses
Por: Redação Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória
Restinga da praia de Camburi recebe trabalho de recuperação

A vegetação de restinga, associada ao bioma de mata atlântica, é um ecossistema costeiro com grande biodiversidade em espécies de fauna e flora, sendo conhecido por sua resiliência e manutenção do equilíbrio ambiental, atuando principalmente como barreira física na proteção das praias. Pensando nisso, a Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem recuperando a área de vegetação localizada ao longo da praia de Camburi.

Apesar de terem sido instalados separadores, da existência de cercamento com cordas e de banners de sinalização e instruindo sobre a importância de preservação das restingas, ainda assim foram danificadas algumas áreas de restinga devido ao grande número de pessoas e ao desrespeito de algumas delas às áreas de cercamento e às orientações existentes nos banners de sinalização.

Em função do ocorrido, a SEMMAM iniciou nesta primeira semana de 2024 o trabalho de recuperação e plantio de novas espécies de restinga na orla, sobretudo nos trechos próximos ao segundo pier de Camburi, local onde, além do plantio de novas mudas, serão substituídos os mourões de eucalipto e as cordas que eventualmente estiverem danificadas no entorno da área demarcada de preservação da restinga.

As várias ações foram adotadas para minimizar os danos sobre a restinga em função da concentração de pessoas junto ao palco dos shows da virada do ano, como por exemplo instalação de passarela suspensa, cercamento com separador de público e sinalização diminuíram bastante os impactos gerados. A Gerência de Áreas Verdes está com as equipes mobilizadas e focadas para a rápida recuperação da área impactada de forma imediata, oportunidade em que irá promover também a troca do cordeamento de proteção da restinga por um novo modelo, mais resistente.

A restinga de Camburi tem recebido ações de recuperação, bem como a vegetação localizada em toda a área da Curva da Jurema. Devido às ações de recuperação, tem-se observado o retorno de aves que antes estavam ausentes, tais como: beija-flor, coruja-buraqueira e sabiá-da-praia.

Em Camburi, a Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e parceiros promoveu a regeneração de 140 mil metros quadrados de restinga ao longo da praia, quando foram plantadas 15.572 mudas nativas, entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além do cercamento das áreas em recuperação.

Neste mesmo contexto, as praias que vão desde a Curva da Jurema até o Iate Clube, estão passando por um processo de recuperação de 24 mil metros quadrados de área de restinga. Ao todo a capital tem cerca de 400 mil metros quadrados (40 hectares) de área de restinga protegidas, garantido assim a manutenção deste importante ecossistema associado ao bioma da Mata.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 01h40
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 23°

22° Sensação
1.54 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 19° Máx. 23°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 20° Máx. 26°

Tempo limpo
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias