Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Política STF e PGR em pauta

Partidos de olho nas agendas em Brasília e nas indicações de Lula

Legendas estudam o ambiente político do PT no ES

11/12/2023 11h10 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Aluísio Rocha
Partidos de olho nas agendas em Brasília e nas indicações de Lula
A semana começa com as expectativas da sabatina que vai acontecer no Senado Federal para os indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). São eles, o atual ministro da Justiça, Flávio Dino e Paulo Gonet, subprocurador-geral da República. Ambos estarão na prova de fogo dentro das indicações do Lula, que do Planalto, acompanha todas as movimentações dos bastidores do Congresso Nacional.E, é claro, seus opositores também colocaram na mira, todos os movimentos dos grupos favoráveis às indicações. É uma conjuntura politica de decisão, que move todo o contorno para ações futuras, uma quebra de braço entre grupos politicos dentro do Congresso. 
 
Sobre as indicações é certo que o senador Fabiano Contarato (PT) vai emplacar o seu voto favorável. Todos reconhecem sua atual liderança dentro do partido no ES e começa a ganhar bastante musculatura política também no Congresso. Com toda certeza, ele vai acompanhar os nomes apontados pelo presidente Lula. Tudo indica, que uma forte aproximação com os representantes do partido em São Paulo, possa criar um ambiente de maior visibilidade para o deputado capixaba. Muito embora, o PT através de seu diretório estadual, tenha realizado atos importantes conduzidos pelo deputado federal, Helder Salomão
 
 Protesto no ES contra indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF) 
 
No ES o final de semana foi de protesto pelas indicações, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram atos em Vitória e Vila Velha. O senador Magno Malta (PL) participou em São Paulo e Brasília, ao lado dele estavam os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) Jorge Seif (PL-SC). Na Capital de SP, o ato foi na avenida Paulista, entre o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a esquina da rua Peixoto Gomide.  Na Argentina, Bolsonaro e alguns ex-ministros de seu governo participaram em Buenos Aires da posse de Javier Milei como presidente. Ressaltamos que o presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto esteve também, antes da posse, numa reunião com Milei.
 
 Semana quente

Hoje, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central deve cortar a Selic em meio ponto percentual, para 11,75% ao ano. Tem também a informação de que entra a votação da Reforma Tributária no plenário da Câmara dos Deputados. Devem ser suprimidos alguns dispositivos aprovados no Senado para viabilizar a aprovação, informou o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Estes temas acendem a luz de atenção e os holofotes para os partidos e suas articulações, lembrando que o tema juros e déficit fiscal é a principal guerra de narrativas entre a situação e oposição no Congresso. Isso traz de forma imediata debates calorosos para o ES, pois os partidos já iniciaram suas reuniões de pré-campanha para as eleições municipais e os temas são prioritários para estudar o movimento político de Lula, que em breve terá presença em terras capixabas. Se as pautas econômicas não avançarem cria um obstáculo para o PT emplacar nomes de pré-candidaturas para as prefeituras capixabas.

 

  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 01h40
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 23°

22° Sensação
1.54 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 19° Máx. 23°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 20° Máx. 26°

Tempo limpo
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias