Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Política Efeito no ES

Guerra declarada: Os bastidores para 2024 entre a esquerda e a direita no ES  

Ganha força nomes dentro do PP, PL e PSD

07/12/2023 20h09 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Aluísio Rocha
MÔNICA ANDRADE/GOVERNO DO ESTADO DE SP
MÔNICA ANDRADE/GOVERNO DO ESTADO DE SP

Uma forte onda de otimismo chegou ao ES nesta quinta-feira (07) e provocou intenso movimento nos bastidores políticos, sobretudo nos partidos que caminham aliados ao bolsonarismo. É, assim, fortaleceu ainda mais as intenções acirradas para as eleições municipais de 2024.

Importante revelar que tudo teve início com atuação em São Paulo de um ator político que comanda o Palácio dos Bandeirantes. Com movimentos planejados e o com foco político aguçado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) emplacou sua agenda de reformas.  Isso, reverberou nos partidos mais conservadores em terras capixabas. “A posição de liderança dele alcança outros territórios do país. A chapa vai esquentar mais agora, vamos mostrar isto no ES na intenção de mexer o tabuleiro para 2024” revela um importante dirigente capixaba que atua em Brasília.  

O fato, provocou de imediato um redemoinho político em algumas legendas como PL, PSD e no próprio Republicanos.  Já, os partidos da esquerda, mais precisamente o PT, perceberam as movimentações e posições avançadas destas legendas e atuaram imediatamente para enaltecer a futura visita do presidente Lula, dia, 15 no Espírito Santo. Na agenda está a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro - uma obra com investimentos do Governo Federal de R$ 508 milhões.

Com todo este contexto de informações dos bastidores, surge mais uma, que é, pertinente e com efeito traça uma exposição e comportamento eleitoral dos partidos, alterando de forma imediata, as agendas internas. O partido Liberal, através de seu secretário nacional de Relações Institucionais, General Braga Neto (ex-Ministro da Casa Civil de Bolsonaro) afirmou que o partido vai trabalhar muito visando o próximo ano na intenção central de atuar com o máximo de candidatos pelo país. Na mira dos dirigentes do partido estão as capitais como Vitória, Florianópolis, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus e Natal. “São pessoas que realmente comungam com os ideais conservadores e defendem esta ideia perante a população” disse.

Assim, estes movimentos partidários ganharam uma aceleração mais impactante nas últimas horas, particularmente nas ligações telefônicas de norte a sul do ES. Em Brasília, o próprio PT, já montou uma reunião com a cúpula para amanhã (08) na intenção de avaliar os dados do Governo e também do Lula. Portanto, precedendo também ações mais evidentes dos partidos ligados ao bolsonarismo no ES, que até então estavam em negociações mais sutis.  Hoje, no final da tarde, os assessores do Deputado Estadual, Cap Assumção (PL) afirmaram categoricamente que ele é pré-candidato com todas as letras, candidatíssimo”. 

Depois, o deputado encaminhou para nossa reportagem uma mensagem com novas informações. "Enquanto não posso ir até Brasilia para tratar deste projeto, conto com figuras-chave como nosso Senador Magno e o Deputado Gilvan da Federal. Eu só converso com Valdemar por telefone". E ainda, acrescentou outros detalhes, "nossa caminhada de precampanha tem se beneficiado de um forte recall, permitindo-nos focar nas questões mais relevantes e evitar confrontos desnecessários com outros precandidatos. Isso é particularmente estratégico em um momento onde há uma clara demanda por mudança entre os eleitores, algo evidente na última eleição municipal".   

No campo das legendas partidárias no Espírito Santo, historicamente aliadas ao PT, o campo de atenção é a Capital. Neste sentido, o partido já tem o sentimento que a disputa vai ser muita acirrada, o pré-candidato João Coser tem esta missão, para tanto, já apresenta uma imagem de aproximação com Lula. 

Manifestação em Vitória (ES) 

No próximo dia 10 (Domingo) vai ocorrer em todo o país uma manifestação contra a escolha do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF). No ES vai acontecer às 14:00 horas na Praça do Papa. A concentração em Vila Velha será às 13h30min para subir em carreata para a Praça do Papa..

PP está sendo cobiçado no ES 

Fontes ligadas ao Progressistas não escondem que o PP é um dos partidos que está sendo "almejado" por outras legendas de peso nacional. Uma delas é o PSD (comandada por Kassab) e também alguns dirigentes municipais do PL que tratam de forma reservada nomes para composição em 2024.

Reunião da cúpula do PT em Brasília

A quem acredita que a reunião seja para avaliar os números da pesquisa Ipec. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) e mostra que 38% dos brasileiros consideram o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. Os que consideram regular são 30% e os que avaliam como ruim ou péssimo somam 30%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 5 de dezembro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 01h40
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 23°

22° Sensação
1.54 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 19° Máx. 23°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 20° Máx. 26°

Tempo limpo
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias