Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Política Eleição 2024

Legendas alinham estratégias buscando fortalecer composição no município da Serra

Prefeitura é centro da disputa

04/12/2023 16h09 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Aluísio Rocha
Foto: Câmara Federal
Foto: Câmara Federal

As eleições municipais começam a movimentar o tabuleiro político em Brasília e no Espírito Santo acontece o mesmo.

 

Numa comparação primária, as legendas acompanham esta alta elevação de temperatura em terras capixabas e o como proteção natural, buscam acolher nomes importantes e aprimorar espaços eleitorais. E desta forma, tem início um desenho interessante nas articulações partidárias no município da SERRA, principalmente relacionada ao campo da disputa em dos maiores colégios eleitorais do ES - atualmente, representa algo em torno de 12% do eleitorado capixaba.

 

Este movimento, que já resultou na recentemente filiação do partido Republicanos, trouxe o deputado estadual, Pablo Muribeca. Assim, começa a ser formado um bloco consistente de oposição ao atual Prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Neste mesmo momento, agora o PP, apresenta como pré- candidato o ex-prefeito Audifax Barcelos, que em 2022, concorreu ao cargo de governador pela Rede Sustentabilidade (REDE) - obteve, apenas, um pouco mais de 6% dos votos válidos. 

 

Com este novo quadro de disputa para 2024, que caminha com as pré-candidaturas de cada legenda, o pedetista Sérgio Vidigal deve iniciar suas ações e articulações políticas dentro do PDT, mas em Brasília. O motivo, ainda introdutório, deste comportamento, é garantir e fomentar na legenda nacional e aos seus líderes (PDT) a importância de garantir  um posicionamento favorável para a reeleição em 2024, especialmente no ES.  E no próximo dia 8 a Serra vai comemorar 467 anos. O evento contará com a presença de estudantes e profissionais da rede municipal de ensino, agentes das forças de segurança pública e de defesa e outras entidades.

 

É importante esclarecer que no campo nacional o PDT ocupa posição de destaque no apoio político ao presidente Lula (PT). E que, neste instante, o próprio Lula busca a aprovação da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal. Para apresentar a musculatura política do PDT é viável informar que o senador Weverton Rocha (PDT-MA), é o relator da indicação do ministro. E que, já declarou publicamente ser favoráveis à sua nomeação ao STF. 

 

 

Portanto, todos apontam que a aproximação da legenda no campo político de apoio ao Governo sempre gerou ao partido PDT posicionamento estratégico. E as ações continuam também em outros municípios do ES que são considerados importantes na composição nacional. Isto, até mesmo já é uma realidade no diretório municipal de Vitória.

 

Segundo o presidente municipal, Júnior Fialho, a legenda trabalha para ter um nome na corrida pré-eleitoral na Capital. "Temos apresentado esta indicação, mas não deixamos de pensar em uma composição ampla de partidos para a disputa em Vitória" disse. 

 

Levando em conta, os interesses do PDT nos municípios capixabas, não tem como ostentar que as legendas irão atuar de forma crescente, assim elevando o tom na disputa. Porém, é certo contextualizar que cada movimento é muito bem analisado no campo nacional.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 01h40
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 23°

22° Sensação
1.54 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 19° Máx. 23°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 20° Máx. 26°

Tempo limpo
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias