O MDB começa a dar sinais de uma nova formatação partidária com a presença na sigla do vice-governador do ES, Ricardo Ferraço e com a chegada também de outras lideranças políticas regionais. Para tanto, o Presidente Nacional do MBD, Deputado Federal Baleia Rossi e o ministro Jader Filho (Cidades) marcam presença no evento de filiação de Ferraço, que deixa o ninho tucano. Neste mesmo evento, terá também a filiação dos prefeitos Guerino Balestrassi (Colatina) e de Euclério Sampaio (Cariacica). Portanto, uma mudança que merece ser analisada de perto, até mesmo, pelo impacto político desses atores dentro dos cenários para 2024. O MDB que está sendo presidido por Rose de Freitas, teve uma exposição nas últimas semanas, por conta das ações relacionadas pela disputa interna do comando do partido.
Nas mais recentes declarações da representante do MDB, Rose de Freitas aponta que com a chegada destas lideranças na sigla é calculada a intenção de buscar outros nomes no ES. Ferraço agora, vai comandar o MDB em terras capixabas, lembrando que ele estava no PSDB desde 2016. Hoje, atua dentro do Palácio Anchieta, o que mostra também uma aproximação com o governador Renato Casagrande (PSB). Isto pode ser lembrado mais adiante, quando iniciar as primeiras indicações de pré-candidatos na sucessão do socialista.
Ao mesmo tempo, a cúpula nacional em Brasília já trabalha para a condução inicial da sucessão dos presidentes da Câmara e do Senado Federal. Uma costura política está sendo construída, porém, há outras siglas com interesses neste mesmo sentido, dentre eles o PSD. Existem muitas articulações com debates e reuniões com o PT, algumas sem muita exposição ou visibilidade pública, pois neste momento, qualquer declaração fora do contexto, pode atrapalhar as negociações.
Enfim, as filiações no ES destas lideranças acontecem hoje em Campo Grande, com a presença de Jader Filho e do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, às 18h.
Mín. 20° Máx. 22°
Mín. 18° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado