Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Cidades Investigação

Ministério Público deflagra Operação “Cum Claves II” em Sooretama (ES)

O valor dos contratos investigados supera R$ 22 milhões

05/10/2023 00h56 Atualizada há 9 meses
Por: Redação Fonte: MPES
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e do subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, deflagrou nesta quarta-feira (04/10) a Operação “Cum Claves II”, que investiga fraudes em contratos no setor de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos no município de Sooretama/ES. Os trabalhos contam com a participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões no município de Sooretama para a apreensão de documentos, computadores, mídias e outros equipamentos visando apurar a prática, em tese, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, entre outros. São alvos da Operação Cum Claves II integrantes da administração municipal. 

A investigação aponta a existência de fraudes em favor de empresa situada no Estado da Bahia, que contou com a colaboração ilícita de empresários e agentes públicos capixabas para vencer licitações em diversos municípios do Espírito Santo, como Sooretama. O valor dos contratos investigados supera R$ 22 milhões.

As investigações estão sendo conduzidas por quatro promotores de Justiça, com participação e apoio de 10 policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, além de outros servidores.

Operações “Persistência” e “Cum Claves”

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e das Promotorias de Justiça de Linhares e de São Mateus, deflagrou hoje (22/02) as Operações “Persistência” e “Cum Claves”, que investigam fraudes em contratos no setor de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos nos municípios de Linhares e São Mateus. Os trabalhos contam com a participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e com a cooperação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Bahia).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 22h25
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
3.58 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias