Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Política Pressão da oposição

Deputado do ES pede abertura de investigação contra a primeira-dama Janja da Silva

Lula busca apoio do PP de Arthur Lira (PP/AL)

02/10/2023 11h15 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
Deputado do ES pede abertura de investigação contra a primeira-dama Janja da Silva

O Vice-presidente nacional do PP, Deputado Federal Evair de Melo protocolou na Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra Janja, com o objetivo de ser apurado a competência e legalidade dela assumir uma agenda presidencial. A solicitação aponta que seja investigado e apurado a “usurpação de função pública” e “improbidade administrativa”. Esta medida, iniciada pelo progressista, começa a ganhar holofotes e até mesmo esquentar o ambiente político da oposição em Brasília. O capixaba vem articulando outros movimentos no sentido de buscar mais apoio político para uma série de questionamentos na Câmara Federal. 

Tanto, que uma comissão na Câmara reforça esta intenção proposta de Evair. O ponto crítico, que chegou ao limite na visão da oposição, foi a visita de Janja ao lado do ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta na última semana no Rio Grande do Sul. Naquele momento, diversas cidades foram afetadas pelas fortes chuvas. O próprio governador Eduardo Leite (PSDB) esteve com esta comitiva numa agenda no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelo transbordamento dos rios que cortam a região.

Outros líderes da oposição na Câmara também já reforçam uma contrapartida e atuação mais institucional do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Isto, pode desdobrar numa pressão direta sobre o socialista.

Já, o Deputado Federal, Evair de Melo (PP/ES) nas últimas semanas reforça duras críticas contra o governo federal. A intenção dele é investigar a primeira-dama como é citado no documento entregue na PGR. Segundo consta no requerimento, ela realiza despachos no gabinete, participando de reuniões estratégicas. Tudo isto, sem ter um cargo formal dentro da estrutura governamental. 

Já, fontes ligadas ao PT em Brasília, apontam que “essa ação política do deputado federal, Evair de Melo seria um movimento calculado para retirar de cena o que de fato está acontecendo no Planalto, que seria, uma real aproximação nos bastidores de alguns caciques progressistas com Lula”. Para reforçar esta ideia, petistas comentam a recentemente indicação do líder da bancada da Câmara do PP, deputado federal André Fufuca (PP-MA) que assumiu o Ministério do Esporte. Este convite foi feito em reunião com o próprio Lula, com a presença do deputado Silvio Costa Filho no Palácio da Alvorada com participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Tudo, isto acontece no mesmo momento em que o PP e outros partidos do Centrão buscam um fortalecimento político nos estados com o objetivo focado nas eleições municipais.   

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 22h25
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
3.58 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias