Em Brasília já é avaliado uma possível alteração da atual composição de representantes do ES na Câmara dos Deputados. O motivo é um provável afastamento do Deputado Federal, Paulo Foletto (PSB). Para seu lugar, entre o atual diretor-presidente do DER, José Eustáquio de Freitas, 55 anos. A mudança, que, ainda está sendo tratada de forma cautelosa e diplomática, tem articulação com o Palácio Anchieta. Todos, reconhecem que Freitas, tem uma relação muito próxima e leal com o atual chefe do Poder Executivo, no caso, com Renato Casagrande (PSB).
Portanto, a bancada federal poderá ter uma nova composição, porém mantém um alinhamento político com Casagrande. Já, a saída ou afastamento de Foletto, segundo as primeiras informações, é motivada para tratamento de saúde. Assim, o suplente assume a vaga na Câmara Federal. Natural de Conselheiro Pena (MG), é considerado no meio político capixaba, como figura de grande aproximação com Casagrande. Em 2022 foi candidato e obteve 36.791 votos, não conseguindo o número necessário para ocupar a vaga. Em sua trajetória, mais recentemente, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa no ES. Na época, assumiu também, como suplente e chegou a ser líder do Governo na Casa de Leis do ES - formando, assim, uma bancada articulada com outros deputados estaduais de apoio ao governador socialista.
Números:
O Espírito Santo, 14º maior colégio eleitoral do país, tem 2.921.506 eleitores cadastrados para o pleito de 2022, o que representa 1,8% do total. Na Câmara dos Deputados são 10 representantes do ES, com os seguintes números (vagas ocupadas) por cada sigla partidária: o PL (01), PSB (01), PODE (02), PP (02), PT (02) e Republicanos (02).
Mín. 20° Máx. 22°
Mín. 18° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado