A agenda do empresário e médico Carlos Manato começa a ter uma engrenagem mais definida com sua corrida para uma das duas vagas ao Senado Federal em 2026. Diante de algumas considerações importantes no sentido das movimentações políticas no Espírito Santo, o ex-deputado federal mostrou que já colocou o "bloco na rua" e não vai deixar pontos abertos sem uma costura final. Ontem, esteve reunido no bairro União no município de Domingos Martins com uma associação de produtores rurais. Neste mesmo encontro esteve presente o deputado federal, Messias Donato (Republicanos). A reunião na Região Serrana pode ser considerada como uma atividade estratégica neste início de largada, pois na última eleição Manato teve uma votação expressiva nesta região.
Já em outra contrapartida, Manato pretende montar um escritório em Vitória para ser a base de encontros e decisões para sua projeção política visando 2026. Segundo ele, as conversas com outros atores políticos acontecem, porém é necessário aguardar algumas movimentações de Brasília na questão, até mesmo, da federação dos partidos. Questionado se teria algum encontro em São Paulo ou em Brasília para os próximos dias, ele disse que não.
"Eu vou decidir aqui no Estado, depois eu que decidir aqui, eu vou conversar com Brasília e em São Paulo. Estou no PL até o tempo final, tem muita coisa acontecendo em Brasília, temos que esperar até outubro que é o tempo das federações. Estou conversando com alguns partidos do campo conservador, mas tenho que esperar as definições de lá. Existem conversas que você tem e que ouve todo mundo, vamos aguardar as coisas. Estou me movimentando e muito satisfeito e com uma aceitação muito boa", finaliza.
Aproximação com eleitores de Jair Bolsonaro no Espírito Santo
Manato, como ele mesmo ressalta, continua no PL sendo considerado um nome importante dentro da engrenagem das siglas partidárias, principalmente pela aproximação com os eleitores de ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Espírito Santo. Tem na sua trajetória a experiência do Congresso Nacional como parlamentar de vários mandatos. Em 2019, logo no início do governo de Bolsonaro, o capixaba nascido em Alegre ocupou a chefia da Secretaria Especial para a Câmara Federal.
Na disputa com o governador Renato Casagrande (PSB) em 2022 ainda no 1º turno, Manato teve 800.598 votos, isto significou 38,48% dos votos válidos. Já, Casagrande teve 976.652 votos e a eleição foi para o 2º turno numa disputa com grandes debates. O resultado final deu a vitória para Casagrande.