Sábado, 21 de Junho de 2025
(11) 99568-1199
Polícia Mudança de rota

PT pode colocar Contarato para disputar o Governo do ES conforme deslocamentos de Paulo Hartung 

PH no radar dos partidos que visam 2026

23/05/2025 10h48 Atualizada há 4 semanas
Por: Aluísio Rocha
Agência Senado
Agência Senado
A sucessão do governador Renato Casagrande (PSB) em 2026 está sendo analisada amplamente em Brasília e São Paulo justamente pelas mobilizações recentes das siglas partidárias e de seus correligionários mais influentes - incluindo, dentre as análises, o uso de pesquisas eleitorais de consumo interno. Assim, o ex-governador Paulo Hartung (ainda sem filiação) mobilizou uma série de encontros com o PSD de Gilberto Kassab e na última semana esteve com o Presidente Nacional dos Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP). Desta forma, surge a convicção que seu retorno para uma disputa em 2026 é certa com apoio de grupos políticos que miram o Palácio Anchieta e as duas vagas ao Senado Federal. Como consequência desta mobilização de Hartung, o Partido dos Trabalhadores (PT) já monta sua estratégia diante deste cenário político. Surge assim, um nome importante para a disputa ao Governo pelo PT, que é do Senador Fabiano Contarato - apesar de sua assessoria negar este posicionamento. 
 
Contarato foi eleito em 2018 com uma votação expressiva de 1.117.036 votos, o que representou a escolha de mais de 31% dos eleitores capixabas. Atualmente, o senador possui espaço político dentro do Palácio do Planalto e dispõe de uma boa relação com o Presidente Lula. De acordo com um membro do partido que possui longa experiência e militância dentro do PT, "Contarato é o nome para o Governo. Isto, já é um cálculo, conforme a configuração eleitoral que o ex-governador Paulo Hartung apresentar. Caso, Hartung caminhe para uma das vagas ao senado, certamente vamos colocar Contarato para disputar o Palácio Anchieta com a força da executiva nacional". 
 
E, ainda, afirma categoricamente que "o PT acompanha as articulações nacionais do ex-governador e não podemos perder tempo, temos um PED com votação para 6 de julho. Porém, isso não impede nossa visão de que, caso Hartung monte sua estrutura visando o Senado Federal, vamos articular para que a executiva nacional apresenta Contarato como candidato ao Governo em 2026. Sabemos das movimentações de Paulo dentro e fora dos partidos. Por isso, estamos atentos para entrar com Contarato na disputa visando o governo estadual", revela.
 
No início do mês, o ex-governador esteve em Brasília numa reunião com Geraldo Alckmin (PSB). Em sua publicação relembrou que ambos foram governadores no mesmo período, e completou "é uma alegria vê-lo no exercício da Presidência da República, despachando na sala da Vice-Presidência"  
 
Em outro cenário, é importante destacar, que existe um bloco de oposição no campo político de Casagrande (PSB), criando uma barreira silenciosa e fortificada diante da possiblidade de sucessão do socialista com a indicação dos nomes como de Ricardo Ferraço (MDB) e Sérgio Vidigal (PDT). O Republicanos no Espiríto Santo, ao qual, pertence o prefeito da Vitória, Lorenzo Pazolini, busca a viabilidade de um projeto majoritário com mira no Palácio Anchieta e Câmara Federal. Tanto que o atual Secretário de Governo de Vitória, Erick Musso deve nos próximos dias deixar a pasta para dar mais espaço a sua agenda política dentro deste novo desafio, que é justamente buscar e ampliar a penetração do partido nos municípios capixabas e fortalecer as relações com lideranças estaduais para uma composição partidária em torno da indicação de Pazolini ao Governo.      
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.