A semana começou e no campo político ocorreu uma reunião em São Paulo entre o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) e o Presidente Nacional dos Republicanos, deputado federal, Marcos Pereira (SP) que trouxe novos contornos eleitorais para o Espírito Santo. A sutil fotografia, especialmente, deste encontro, fortalece as indicações eleitorais de que o ex-governador vai colocar, de fato, seu nome no cenário político estadual. Assim, suas pretensões visam diretamente os arranjos e a corrida para a eleição majoritária de 2026. Este posicionamento aberto de Hartung, sem nenhum filtro e nem mesmo obstruções de sua agenda política, traz a forte mensagem de que há uma corrida ao Palácio Anchieta e uma disputa antecipada para uma vaga das duas vagas ao Senado Federal - isto, inclusive, são assuntos principais dos encontros. A reunião teve também a participação de Roberto Carneiro - que ocupa a presidência do partido em São Paulo.
Tudo teve registros de forma intencional nas redes sociais. O próprio representante dos Republicanos fez questão de dar publicidade ao fato, dispondo publicamente uma explicação direta do que foi discutido e analisado. "Conversamos sobre temas que unem nossos estados e tratamos de iniciativas para acelerar o desenvolvimento regional e do Brasil, algo que o Republicanos já vem construindo com seriedade e bons resultados. Seguimos juntos!", declarou Marcos Pereira.
Desta forma, é nítido que há um grupo de partidos e de interesses que visam formar um consenso para a sucessão de Renato Casagrande (PSB). Neste ponto, é certa a participação do PSD de Gilberto Kassab que recentemente também teve um encontro com Paulo Hartung. Surge nesse contexto, um bloco de oposição ao projeto de Casagrande que briga para uma vaga ao senado em 2026. Na medida que Hartung trata a possível sucessão do Governo do ES e a chance de uma vaga ao Senado Federal, com total garantias de apoio deste bloco ligado ao Centro, é cada vez mais evidente que o jogo está sendo preparado para um retorno político bem amarrado em 2026. "Se, caso o grupo de Paulo apontar com garantias que vamos caminhar juntos com um nome ao Governo num acordo bem arrumado podemos também na medida do movimento colocar nosso time para brigar com as duas vagas ao senado, porém com ele sendo um dos nomes", afirma um correligionário do PSD no Espírito Santo.
Mín. 15° Máx. 23°
Mín. 17° Máx. 24°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 24°
Chuva