O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, esteve avançando nas articulações com o atual presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo. Este encontro ocorreu em uma tradicional padaria na Av. Brig. Faria Lima - "A quinta do Marquês". Esta região é um centro financeiro vibrante e diversificado do país, com predominância de empresas dos setores financeiro, tecnológico e de consultoria.
Nos bastidores seus interlocutores apontam que Hartung caminha para a filiação ao partido, aceitando assim o convite de Kassab. Em outra situação, isto pode credenciar ex-governador para uma disputa ao Senado em 2026. Portanto, abrindo uma disputa com os demais nomes, como do governador Renato Casagrande (PSB), Evair de Melo (PP), Carlos Manato (PL) e Fabiano Contarato (PT). Recentemente o petista afirmou que sua candidatura é fortalecida com o apoio do Presidente Lula.
Atualmente, Paulo Hartung é presidente da Ibá, uma associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais. E atua também como membro do conselho do RenovaBR, Cebri e do Instituto de Estudo para Política da Saúde (IEPS).
Nossa reportagem essa semana apontou a construção deste cenário político que envolve as articulações e o nome Hartung para o Senado. Até mesmo, o próprio PT vem analisando internamente a possibilidade do ex-governador Paulo Hartung (sem partido) concorrer na disputa. Este estudo é realizado justamente para observar a penetração de cada nome, seus arranjos e composições.