Sábado, 15 de Março de 2025
(11) 99568-1199
Cidades Temperatura elevada

Bolsonaro tem encontro em Brasília com senadores da oposição

Partidos convidados: PP, Republicanos e Novo

18/02/2025 08h58 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Redes sociais
Redes sociais
Esta terça-feira (18) começa com expectativa em Brasília para o encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com as principais lideranças dos Republicanos, Novo, PP e também do PL no Senado. Está sendo programado um almoço marcado para às 12h30 com os senadores destes partidos.  No Espírito Santo o PL tem como presidente estadual o senador Magno Malta. Já, os demais partidos no ES, são liderados pelo presidente estadual do Republicanos, Erick Musso e pelo deputado federal do PP, Da Vitória - que atualmente é presidente estadual da sigla.  O Novo tem seu diretório estadual comandado por Iuri Aguiar.   
 
Um dos temas que serão abordados é o projeto de lei que anistia os condenados pelos atos que aconteceram em Brasília em 8 de janeiro de 2023. No entanto, também existem pontos de interesse deste grupo, principalmente, neste momento em que a desaprovação dos eleitores brasileiros pelo presidente Lula (PT) alcançou 41%, segundo dados do Datafolha. O encontro vai marcar também o início do ano legislativo.  
 
Sobre a anistia é importante lembrar que tramita em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, porém os senadores ligados aos partidos aliados ao ex-presidente querem uma rápida aprovação da proposta pelos parlamentares para que o Senado consiga analisar o texto ainda este ano.
 
No Congresso há um pensamento de que o projeto não tem votos suficientes para ser aprovado em plenário. Mas, já existe uma formação de parlamentares que buscam reforçar mais apoios para a aprovação. Neste sentido, partidos como PP, União Brasil, Republicanos e PSD devem aderir ao PL da Anistia. Este tema deverá trazer efeitos nestas legendas no ES, pois alguns destes partidos atuam na configuração do governo de Renato Casagrande (PSB), como é o caso do PP e do União Brasil. Este último, terá até o final deste mês um novo presidente, que é o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.  
 

Outro ponto que poderá ser discutido pelas lideranças de oposição é relativo à manifestação em todo o país para o dia 16 de março. O próprio senador Magno Malta (PL) tem reforçado o convite aos capixabas. Nas suas redes sociais ele inseriu um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro dando mais detalhes das pautas desta manifestação. E, ainda,  esclarece que "eu peço a você que vai participar em outros municípios procure saber qual é a pauta e quem estará organizando este momento" disse Bolsonaro. 

 
Manifestação contra Lula 
 
A reunião com os senadores acontece cerca de um mês antes das manifestações convocadas em todo o país em prol da anistia contra Lula, previstas para acontecer em 16 de março. A presença de Bolsonaro no Senado pode pressionar os senadores aliados a irem à manifestação. O ex-presidente já confirmou que estará no ato que vai acontecer no Rio de Janeiro
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.