Sábado, 15 de Março de 2025
(11) 99568-1199
Política Agenda política

Movimentos de Pazolini e Evair mexem com o jogo dentro do Palácio Anchieta

A corrida da praia para o interior do ES

10/02/2025 15h44 Atualizada há 1 mês
Por: Aluísio Rocha
Redes sociais
Redes sociais
 
A iniciativa do Deputado Federal, Evair de Melo (PP) em ampliar a sua visibilidade política para uma corrida ao Senado, principalmente, após as declarações públicas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem como ponto de partida a Região Metropolitana da Grande Vitória, que atualmente ultrapassa 47% dos eleitores do Espírito Santo.
 
A cada semana, fica mais evidente a sua aproximação política com o Prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), porém há uma razão matemática que pode colaborar para elevar o desempenho de ambos, até mesmo, para as próximas pesquisas eleitorais. Visto que, o republicano é considerado, dentro do cenário eleitoral, como uma indicação certa do partido na corrida visando o Palácio Anchieta. Já, Evair, que é natural de Conceição do Castelo (eleito em 2022 com 75.034 votos), atualmente filiado ao Partido Progressista, entraria na disputa para 2026. Ou seja, vai para o possível confronto direto com o governador Renato Casagrande (PSB) - o socialista é cotado para ser candidato do partido ao Senado.  
 
Na Região Metropolitana ao lado do Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o parlamentar amplia sua visibilidade, a Capital possui junto com os demais municípios da Região Metropolitana um total de 1.427.412 eleitores¹ (dados atualizados do TRE/ES). Mas, além das razões de entendimento e alinhamento político entre eles, no campo de engajamento, todo este sincronizado movimento pode viabilizar os dois projetos. E, isto, já tem resultado prático com atuação efetiva de Evair, principalmente nos encontros com diversas lideranças partidárias em Bento Ferreira e a sua participação nos shows nacionais em Camburi. Ao lado de Pazolini o deputado progressista é figura pública quase sempre presente nos diversos eventos na cidade.     
 
Assim, ele busca uma descentralização de seus movimentos e aparições, que anteriormente visava o interior do Espírito Santo. Na outra ponta, cria também uma alternativa para uma estrada de  "mão-dupla", reforça a imagem de Pazolini para diversos municípios capixabas, que em outros tempos, o republicano não tinha penetração política. Fato, este, que no último final de semana o prefeito esteve em Vargem Alta e região participando de eventos junto com o deputado do PP. Todos estes encontros e reuniões tiveram também a presença do presidente estadual do Republicanos, Erick Musso.
 
Numa declaração enviada à redação do site https://bastidoresdapoliticaes.com.br/, o deputado comentou sobre as suas pretensões. Segundo ele, "considerando que teremos duas vagas para o Senado, a direita capixaba precisa se organizar para conquistar ambas e reforçar o trabalho já realizado pelo senador Magno Malta. Além disso, é fundamental disputar pra valer o Governo do Estado, sem abrir mão dessa luta (sic)" , concluiu. 
 
Contudo, e diante deste contexto político que pode levar de carona Pazolini em direção ao Palácio Anchieta e o deputado Evair de Melo para uma disputa a uma das vagas ao Senado em 2026, existem reações que estão sendo construídas com outras lideranças políticas do Espírito Santo.  
 
Cerco tático do Palácio em outras regiões de grande presença do eleitorado      
 
O Palácio Anchieta e seus ocupantes também preparam medidas de controle para evitar ao máximo este confronto neste momento. No teatro das articulações, Casagrande já deu início também às suas atividades e encontros priorizando sua penetração mais ativa na Grande Vitória. Em Vila Velha ao lado do Prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), o governador surge constantemente. Isto, também, acontece em outras localidades como em Cariacica, Serra e Viana. Suas aparições são mais constantes (quase diárias) e suas inserções nas redes sociais são uma ferramenta de divulgação com total prioridade. Ao todo, estes municípios possuem mais de 1.043.930 eleitores.   
 
¹Nova atualização do conteúdo em virtude dos dados do TRE/ES 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.