Terça, 16 de Julho de 2024
(11) 99568-1199
Geral Rio Grande do Sul

Defesa Civil Estadual atua para minimizar os efeitos da estiagem

A estiagem já levou 12 municípios a decretarem situação de emergência no Rio Grande do Sul. O primeiro município a protocolar o pedido no Sistema I...

28/12/2022 11h11
Por: Redação Fonte: Secom RS
Coordenadorias regionais da Defesa Civil trabalham no auxílio à mitigação dos efeitos da estiagem -Foto: Defesa Civil RS
Coordenadorias regionais da Defesa Civil trabalham no auxílio à mitigação dos efeitos da estiagem -Foto: Defesa Civil RS

A estiagem já levou 12 municípios a decretarem situação de emergência no Rio Grande do Sul. O primeiro município a protocolar o pedido no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) foi Tupanciretã, em 1º dezembro. O processo já foi homologado pelo governo do Estado e reconhecido pela União, tornando o município apto a solicitar recursos para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura.

Segundo o “Informativo Especial Estiagem”, concebido pela Sala de Situação do Estado, entre terça e a quarta-feira (27 e 28/12), as instabilidades irão se potencializar e choverá na maior parte das regiões. Contudo, os acumulados mais consideráveis irão ficar restritos à faixa Norte do Estado, próximo à divisa com Santa Catarina.

Embora as temperaturas tenham sido amenas no começo da semana, a previsão é de elevação a partir desta quarta-feira (28), e o calor voltará a predominar, principalmente na região Oeste. Com a chuva ocorrendo de forma pouco expressiva e com as temperaturas se elevando, existe a possibilidade do agravamento da situação de estiagem.

A Defesa Civil do RS produziu uma série de materiais informativos para auxiliar a população e os gestores municipais a lidarem com a situação de emergência por conta da estiagem no Estado. Entre as recomendações, uma das principais é a utilização consciente de água por toda a população.

Orientações gerais:

• Não lavar a calçada e nem o carro;
• Evitar desperdícios em geral;
• Evitar banhos demorados;
• Molhar as plantas somente com o regador.

• Para mais informações sobre a estiagem, confira: https://defesacivil.rs.gov.br/estiagem

Texto: Ascom Defesa Civil

Edição: Secom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
Atualizado às 22h25
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
3.58 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias