Sábado, 25 de Janeiro de 2025
(11) 99568-1199
Política Corrida 2026

Aliados de Paulo Hartung preparam terreno para 2026

PL já estrutura nomes visando o mesmo caminho

09/12/2024 22h09
Por: Redação
Aliados de Paulo Hartung preparam terreno para 2026
A política no Espírito Santo vai entrar 2025 com arranjos partidários e posicionamentos mais acirrados, tudo visando ajustes para acomodações diante da próxima eleição em 2026. Neste aspecto, aliados e seguidores do ex-governador Paulo Hartung já estão em campo fazendo as primeiras abordagens e levantamentos para uma campanha ao Senado. As conversas, ainda reservadas, são costuradas com muita tranquilidade pelo grupo de PH, mesmo sabendo, que o atual governador Renato Casagrande (PSB) também já colocou abertamente o "pé no acelerador", buscando mais visibilidade no seu eleitorado e parceiros. Dentro do Palácio Anchieta é unânime a afirmação que Casagrande briga pela vaga, sem "esfriar a agenda". E, motivos não faltam, um destes motivos são as aparições públicas de ex-governador no cenário político do ES e algumas declarações pontuais.   
 
Recentemente, Casagrande realizou no Palácio Anchieta, com o apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) um almoço com prefeitos e vice-prefeitos eleitos para os mandatos de 2025-2028. Esta iniciativa é uma clara demonstração que os arranjos para uma possível caminhada para o Senado Federal devem contar com o apoio de alguns prefeitos. Uma das ausências, foi justamente, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) que está sendo cotado para alcançar as escadas do Palácio Anchieta numa possível indicação ao governo em 2026. Neste ponto, entram as ações calculadas de Paulo Hartung que recentemente teceu elogios ao republicano após o resultado da eleição em Vitória, colocando Pazolini como uma nova liderança política no ES.   
 
A situação é mais interessante quando é analisado o espaço das agendas que o ex-governador tem dedicado no ES. Sua atuação empresarial é concentrada em São Paulo, porém em suas atividades e encontros em terras capixabas já começam a fluir para reuniões com políticos, até mesmo, para direcionar caminhos e orientações para o futuro próximo. Já, numa atmosfera de possibilidades, há quem aponte "um projeto de dobradinha" em que teria Paulo Hartung e Renato Casagrande na disputa das 02 (duas) vagas ao Senado e os possíveis alinhamentos para serem avaliados. São eles, Sérgio Vidigal (PDT), Ricardo Ferraço (MDB) e o republicano Pazolini como nomes indicados nesta conjuntura na corrida ao Palácio Anchieta. A decisão, dependeria no primeiro momento, da musculatura de cada um, passando, é claro, por pesquisas de levantamento e avaliações estratégicas do comportamento eleitoral diante da opinião pública. 
 
Como efeito deste desenho político no Espírito Santo, outros nomes também já começaram a criar um ambiente mais hostil preparando uma contra-ofensiva, contudo ainda incipiente. Neste caso, o Partido Liberal comandado pelo Senador Magno Malta, que busca apresentar o deputado federal, Gilvan da Federal como o nome para ser candidato a uma das vagas ao Senado. E os seguidores do deputado, que é ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, já atuam nas redes sociais, postando este desejo dos bolsonaristas. As mençõe e mensagens são objetivas e diretas. Em muitas, replicadas no stories do próprio deputado. 
 
Comenda Gerson Camata 
 
Na Câmara Municipal de Vitória, já tem na programação, talvez em breve, para a entrega da Comenda "Gerson Camata" ao ex-governador Paulo Hartung, o convite já foi até feito e aceito. Este evento, proposto pelo verador Maurício Leite (PRD), teve que ser adiado por questões de datas, mas já está no radar de muitos políticos da Capital. Até mesmo, pela aparição do ex-governador ao lado de lideranças como do atual Prefeito Lorenzo Pazolini. Este acontecimento político deve aumentar ainda mais a temperatura nos corredores do Palácio Anchieta. A comenda é concedida a personalidades e instituições que se distinguem pelo notoriedade dos serviços prestados de excepcional relevência à comunidade espírito-santense.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.