Clientes de diferentes instituições financeiras reclamaram que o Pix estava fora do ar na manhã desta segunda-feira (14). Por volta das 11h30, o Banco Central (BC) admitiu problemas técnicos no sistema de pagamentos instantâneos, e às 12h35 informou que tinham sido resolvidos.
Segundo o DownDetector, plataforma online que fornece informações em tempo real sobre o status de sites e serviços, problemas com o BC refletiram em outros bancos. Conforme informações divulgadas pelo DownDetector, 93% das falhas relacionadas as BC nesta manhã envolviam o sistema instantâneo de pagamentos. Clientes de Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PagBank e C6, entre outros, relataram nas redes sociais dificuldades para fazer Pix.
Em comunicado às instituições financeiras dentro do Informe SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), ao qual o UOL teve acesso, o BC pediu que as instituições financeiras parem de mandar mensagens para o sistema até segunda ordem. A mensagem foi assinada pelo Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban).
O Bradesco também confirmou que a plataforma voltou a funcionar. "O sistema Pix do BC apresentou breve intermitência nesta manhã, que afetou o mercado. O serviço já foi regularizado e funciona normalmente no app Bradesco", disse o banco em comunicado à imprensa.
Preferência
O recorde de transações com o Pix foi alcançado em 6 de setembro de 2024, com 227,4 milhões de operações em um único dia. O valor total transferido nessa data foi de R$ 108,4 bilhões. O Pix é um sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo BC. Em funcionamento desde novembro de 2020, vem ganhando a preferência dos clientes sobre cartões e boletos.
Mín. 22° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 24°
Tempo limpo