O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi um dos palestrantes do 2° Seminário “Desafios da Federação: Caminhos para a construção do federalismo climático no Brasil”, evento realizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, em Brasília (DF). O governador também se reuniu, na manhã desta quarta-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília, a quem convidou para visitar o Espírito Santo. Os dois líderes conversaram sobre melhorias na infraestrutura logística capixaba, especialmente nas rodovias, que vão receber novos investimentos do Governo Federal.
“Muitas vezes quem não tem acesso à tecnologia são as mesmas pessoas que acabam excluídas da área econômica e também são aquelas mais afetadas pelos eventos provocados pelas mudanças climáticas. Por isso, quando o Brasil assumiu metas de redução de emissões perante às Nações Unidas, essa meta é também de toda a sociedade brasileira, inclusive em todos os níveis da administração pública”, afirmou Casagrande.
O chefe do Poder Executivo estadual foi um dos palestrantes do painel “Transversalidade, financiamento e governança climática colaborativa”. Ele citou a experiência no Consórcio, em que busca que todos os estados tenham seus planos de adaptação às mudanças climáticas. Para o governador capixaba, o Brasil vive uma janela de oportunidade e que precisa aproveitar o momento.
Realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o seminário divulga e dá continuidade à disseminação do Compromisso pelo Federalismo Climático estabelecido na Resolução CFe Nº 03, do Conselho da Federação – do qual o governador capixaba é um dos membros, representando o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento contou com a participação de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e de especialistas da área ambiental.
Com informações do Governo do ES
Mín. 20° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas